23 dezembro 2010

Sobre o valor das pessoas

Oláss!
É sempre meio tenso escrever sobre um assunto mais sério. A gente adia, adia, arranja outra coisa pra fazer, até que não tem mais jeito. As palavras estão na ponta do seu dedo e pulando do seu coração e precisam sair. E foi por isso que eu resolvi escrever esse post, o meu segundo de hoje. Pra falar um pouco sobre o valor das pessoas, pelo menos na minha humilde concepção.
Eu não sou alguém que vive cercada de pessoas. Sempre fui de poucas palavras, minha familia não é muito grande e meu circulo de amigos nem se poderia chamar de círculo. Na verdade, eu acho que eu sempre prezei mais a qualidade do que a quantidade. É sempre bom conhecer várias pessoas, trocar ideias, ampliar os horizontes, é mais que bom, é quase imprescindível. Mas quando se fala em AMIZADE, aí o círculo se restringe. Aí é preciso tocar mais fundo de alguma forma, é preciso um pouco mais de doação, compreensão e por aí vai. E até a gente conseguir distinguir quem é amigo de verdade e quem é apenas um passageiro do nosso lado no onibus, a gente passa bons bocados. Uma boa alternativa pra saber quantos amigos de verdade você tem, é você ficar doente. No caso das pessoas ricas,  é ficar pobre. Mas como eu não sou rica (ainda), vou ficar com o primeiro exemplo. Experimente ficar doente. E você vai ver quantos amigos de verdade você tem. CLARO, você sempre vai ter alguém falando..."nossa, qualquer coisa, tamos aí..."; "precisando, pode contar comigo..." e outras frases politicamente corretas que a gente ouve nesse tipo de situação. Aí você acha que tem um monte de amigos. Mas faça valer o que eles te falaram e experimente pedir ajuda. Faça e observe. Ou simplesmente, espere. Pode ser que você se sinta feliz e lisonjeado por ter tantos amigos de verdade. Ou vai ficar puta desapontado, ao perceber que só tem pessoas do seu lado nas horas boas.
Dizem que a gente conhece verdadeiramente uma pessoa no trabalho. E eu digo que a gente só conhece os verdadeiros amigos nas horas difíceis. Porque, gente, nada melhor que a dor e o sofrimento, para fazer a gente refletir. E crescer. E começar a perceber quem nos ama e quem se importa conosco de verdade. O sofrimento derruba qualquer orgulho, arrogância ou superpoder que a gente acha que tem. Só não acaba com o verdadeiro carinho, a verdadeira amizade, o verdadeiro amor. Porque esses... se voce os tiver, poderá passar pelos maiores vendavais e sua chapinha continuará intacta. Seu coração será aquecido sempre que necessário, você será ouvido, abraçado, fisicamente ou não. E não se esqueça de manter essas amizades nos tempos de arco-iris. As vezes, por se achar que está por demais bem, deixamos as pessoas que mais nos ajudaram quando precisamos e as vezes passamos ate mesmo a ignorá-las, como se elas fossem parte de um passado dolorido que merece ser sepultado - com tudo e todos que fizeram parte dele. Ledo engano. Se você fez isso, perdeu uma bela oportunidade de crescer. Uma bela oportunidade de ter do seu lado alguém que te ama incondicionalmente. E pague o preço de sua futilidade com uma vida vazia e um coração frio em tempos difíceis.
Desculpem se isso tudo soou como um desabafo.  Na verdade, faz algumas linhas que parei de coordenar meus dedos, eles parecem trabalhar involuntariamente. Mas acho que tudo que eles tem a dizer pode ser resumido em apenas uma frase:
VALORIZE, MAS VALORIZE MESMO, QUEM AMA VOCÊ DE VERDADE.
Pode ser um amigo, pai, mãe, irmão, colega, ou uma pessoa que você nunca viu. O importante é que você valorize. Essa pessoa provavelmente não é perfeita. Mas você também não é. E ela gosta de você mesmo assim.

Não espere perder pra poder valorizar alguém.

Não espere.

Demonstre, cultive, viva... e seja pleno.

Bons amigos de verdade pra você!

;***

Nenhum comentário:

Postar um comentário