11 março 2011

O mundo anda tão complicado...

Oii, migoos! 
Quem nao se lembra dessa musica doce, gravada pela Legiao Urbana, em 1991, ainda embalada pela voz-melodia de Renato Russo? Se voce nao conhece, ouça no vídeo ao lado. É fofa. 
De uma simplicidade e sensibilidade incriveis. Ela fala sobre um casal que esta começando sua vida, montando a casa, fala das confusoes, das dificuldades, mas tambem da delicia de se estar junto e a alegria e paz vinda de pequenas coisas, como um sono de boca aberta da pessoa amada. Ele foi romantico o bastante pra nao mencionar o ronco (gente, todo mundo ronca. ne? Nem vem falar que voce não. Claro, em intensidades diferentes.) Mas de qualquer forma, a musica poderia retratar perfeitamente a vida de cada um de nos, assim como a maioria das musicas da Legiao. Mas eis que no meio de tanta confusao, televisao pra cá, geladeira pra lá, fogao pra acola... eis que ele chama a pessoa amada num cantinho e diz... "Vem cá, meu bem, que é bom viver. O mundo anda tão complicado..." - era como se dissesse... "oh, meu bem... apesar desse mundo doido, viver é muito bom. Vamos aproveitar ao máximo." 
Sim, viver é muito bom. Viver no Brasil, amigos, melhor ainda. Nao, nem venham me bombardear com politica e coisas do genero. Eu estou falando de algo mais alem. Estou falando de sobrevivencia.
Estava eu, sentada na minha cadeirinha, ansiosa, sem fome, com um no na garganta, pensando como eu era sofredora. Eis que eu abro na pagina de breaking news... e se voces ligaram a tv ou o pc hoje, vao saber do que eu estou falando. Um terremoto de 8.8 graus na Richter abalou o Japao, causou um tsunami e claro, como é de costume quando acontece um terremoto dessa magnitude, outros paises a milhares de quilometros estao correndo riscos de tragedias parecidas tambem. E o que mais me dói falar - mais de 200 vitimas fatais.
Ai voce me pergunta... tá, e o que tem ser bom viver no Brasil com isso tudo??
Pra te responder essa pergunta, vamos fazer uma pequena viagem. Vamos para o ano de 1500, quando uma expediçao de manolos portugueses chegaram as costas brasileiras. Um deles, que voce ja deve estar careca de ter ouvido falar - Pero Vaz de Caminha - escreveu a sua famosa carta a Portugal, contando sobre a terra descoberta.
"...a terra em si é de muitos bons ares assim frios e temperados como os de Entre-Doiro-e-Minho. Águas são muitas e infindas... "
Sim, senhor Caminha, temos o maior rio do mundo em nossas terras. Temos a maior floresta tropical, o maior reservatorio aquifero. Temos as melhores terras pra se plantar café, cana, milho e o que mais se queira. Temos ouro, diamante e pedras preciosas nos subsolos. Nao temos encontros de placas tectonicas sob o nosso territorio (ou seja, nada de terremotos!). Nao temos vulcoes ativos. Nada de furacões.
Analisando isso tudo, dá pra entender porque Jorge Ben canta aos quatro ventos que mora NUM PAIS TROPICAL, ABENÇOADO POR DEUS, né?? Me encontre outro pais no mundo que seja tao fertil, bem provido e seguro em termos de catastrofes naturais. Nao foi a toa que em sua visita ao Brasil, Joao Paulo II beijou o solo brasileiro. É uma terra abençoada, amigos. E é bom que todos tenham consciencia disso e façam bom uso de uma terra tao preciosa que nem é a nossa. Que esse consumo desenfreado, esse desenvolvimento capitalista desembestado enxergue que já nos bastaram 300 anos de devastaçao do nosso solo e das nossas riquezas. Porque é daí que estao vindo nossas mazelas - enchentes, desmoronamentos, secas. Preservaçao ambiental já não é mais uma bandeira a ser levantada por grupos isolados. Já não é mais apenas um assunto a ser abordado como "bonitinho" e "politicamente correto". É uma necessidade. Precisa ser colocado em prática. Nao queríamos tanto a independencia? A temos. E o que estamos fazendo com ela? O que eu estou fazendo, o que voce esta fazendo? Reconheça que fomos abençoados desde o dia em que nascemos nesse solo brasileiro e é nosso dever e obrigaçao preservá-lo e cuidar dele.

E rezemos, amigos, rezemos. Porque o mundo anda complicado. Mas nos temos mais forças que imaginamos e se unidos aquele que tudo fez, teremos o poder de virar essa complicaçao de pernas pro ar. Basta acreditar. Nada está perdido se a gente se unir em fé e pedir por um mundo melhor, e claro, fazer por onde.


Bjoss a todos...


(Ei... pra onde foram as minhas preocupaçoes???)

2 comentários:

  1. Hey adorei seu post !!!!!!!!!!! Somos abençoados!

    ResponderExcluir
  2. A Campanha da Fraternidade deste ano, trata justamente deste tema: Fraternidade e a Vida no Planeta.É urgente a necessidade de pensarmos sobre nossa atuação sobre o planeta, que a cada dia se ver mais agredido, logo, até mesmo o animal mais afável, haverá de ficar agressivo, quando não tratado com cuidado e carinho. Parabéns pela reflexão.

    ResponderExcluir