11 abril 2011

Por favor, me traga uma notícia boa!!!

OLaaas! =)

Faz uns dias que estou matutando em escrever sobre isso. Mas como é um assunto meio que polêmico, a gente tem que saber como abordar pra não correr o risco de ser mal interpretada, concordam? Mas depois de ouvir palavras como mortos, feridos e afins umas cinquenta vezes em menos de uma hora, eu não poderia mais ficar quieta. É questao de sobrevivência. Pois então, a polêmica esta lançada:

A imprensa brasileira é uma fábrica de  loucos.

Pra quem duvida do que eu estou falando, deixa eu contar mais uma coisa:  você sabia que em estudos realizados recentemente, o Brasil foi apontado como o maior consumidor anual de Rivotril do mundo? Sim, estou falando de toneladas.
Pra quem não sabe do que se trata (o que eu acho dificil nos dias de hoje), Rivotril é um tranquilizante benzodiazepínico de alta potência que é receitado e vendido como água, tanto em comprimidos, quanto em gotinhas sabor damasco.
Quem já tomou o benditinho, sabe: é sossega leão mesmo. E vicia. Essa reportagem supimpa da Super Interessante não me deixa mentir.
Isso sem falar em outros tranquilizantes e antidepressivos, que fazem desse início de século o mais próspero da história da indústria farmacêutica. Ser psicólogo atualmente também dá uma grana considerável.... às vezes eu me pergunto porque eu não nasci com queda pra área biológica.... minha humilde carteirinha  agradeceria. :)
Mas onde que entram o Rivotril e seus asseclas no meio dessa história toda? Pois bem, amizade, presta atenção. Experimente contar quantas noticias boas você ouviu na TV ou leu no jornal de hoje. Isso mesmo. Eu sei, eu sei que você não se lembra. Talvez porque antes dela (uma no máximo, né?) tenham vindo aquele assassinato brutal, o terremoto de proporções épicas, o conflito religioso, o político que falou demais e roubou milhões dos cofres públicos, e lá num cantinho de pagina, escrita em letras quase de rodapé...uma noticia boa! Mas claro, você seria ninja em se lembrar do que se tratava a bendita, após uma volta ao mundo em 80 tragédias.
Logo, não é de se espantar que ao desligar a TV ou fechar seu jornalzinho você pense que o mundo não tem mais jeito. Que está acabando. Pra você, essa coisa toda é apenas um espelho da realidade lá fora. E a partir do momento que a realidade é só tragédia, a coisa tá feia. Corram para as colinas! 
Mas surpresa, baby: a sua amada televisão, seu amado jornalzinho e sua revistinha semanal de noticias não refletem tanto a realidade assim. (Pronto, pode respirar, que o mundo não está acabando!)
O que acontece é uma luta incansável pra saber quem explora mais a tragédia, quem dá mais detalhes do atentado, quem consegue a primeira foto do seqüestrado. Sim, isso faz parte do jornalismo, eu sei. Quem chega primeiro, bebe água limpa. Mas tem pessoas que fazem TUDO por uma manchete. 
Vocês leram direito? TUDO. Tudo em troca de pontos a mais na audiência ou um prêmio internacional no final do ano. Distorção de idéias, manipulação de informações... mas isso é com eles. O problema é o pânico coletivo e o impacto que isso tudo tem na sociedade. Poxa, cada um já tem os seus problemas individuais, seus dramas de fundo de armário. E então, ao ligar a TV para refrescar as idéias e dar uma ligeira fugidinha da realidade, o que se vê? (Rivotril, please!)
Por que não focar mais no que acontece de bom? Ou vai me dizer que nada de bom acontece no mundo? (Aham, Cláudia, senta lá...) Claaaaaro que acontece! Mas não fica bem escrito em letras garrafais e fundo vermelho na capa da revista ou na página principal do site, né? E a voz dos âncoras dos telejornais? Assume um tom dramático digno de Oscar quando anuncia alguma tragédia. Uma voz de veludo. Impressionante!  Agora, repara a voz deles quando anunciam alguma notícia que faria o telespectador respirar aliviado, esboçar um sorriso ou pelo menos, dormir tranquilo, sem medo de acordar no apocalipse... 
Vejam bem: não sou contra a boa informação e a cobertura dos fatos. Também não estou fazendo uma guerra declarada à imprensa e a todos os meios de informação. Não é isso. Apenas estou dizendo que poderiam pensar mais nos efeitos de sua sede de sangue na Nação Rivotril que ora os ouve do que no Prêmio Esso. A imprensa é formadora de opinião. Entra na casa das pessoas diariamente. É uma responsa e tanto, senhores. E o mundo não está acabando. Portanto, por favor, me tragam uma notícia boa. Sei que vocês podem!


E junto a mim, também apela o grupo Nenhum de Nós! 
Musiquinha super show!




Bjoos! ;**






p.s: é difícil, mas eu conseguii! Garimpei umas notícias legais aqui pra deixar pra vocês. Nada épico. Mas é só pra mostrar que na verdade, o nosso mundinho não está tão ferrado quanto parece. 


http://tinyurl.com/6b64tdd


http://tinyurl.com/3zw7xlh


http://tinyurl.com/66932k4 (é... ele não é tão fútil quanto parece... :p)






Fiquem com Deeus! ;**

Um comentário: