20 fevereiro 2011

Italia mia! =D

Olás, blognautas!
Não sei de voces, mas sou bastante influenciavel pelas minhas leituras. Eu estou lendo um livro (que eu acredito que a maioria das pessoas está - Comer, rezar, amar - sim, aquele que deu origem ao filme da Julia Roberts) que me da uma vontade incontrolável de comer pizza, que vocês nem imaginam.
Sem brincadeira, é só começar a ler. Algumas páginas depois já me vem a imagem da pizza suculenta, com muita mussarela, cebola, tomate, pimentão... e o mais incrivel: a autora quase nao fala em pizza no livro - não tanto pra eu chegar a sentir até o cheiro da benedeta! A simples pronúncia da palavra Itália, todo aquele clima romano, cheio de palavras cantaroladas  bastam para me trazer o gosto da pizza à boca. Um dia desses, eu peguei o livro, comecei a folhear e me veio essa vontade, como sempre - detalhe: era sábado e à noite... e essa combinação em cidades do interior é mega power incompativel com tele-entregas. Perto da minha casa tem uma pizzaria pequenina, bem simples, sem muitas frescuras. Mas fica mega lotaaaaaaada... sábado, então, nem precisa falar, né? Minha sorte esse dia foi que minha mãe ia dar uma volta exatamente praqueles lados... e me fez o imenso obséquio de comprar duas minis pra mim.  Cara, eu nunca comi uma pizza tão boa. Sabe quando vontade e paladar se casam? Você come algo que é exatamente o que você queria comer? Sente exatamente o gosto do que voce queria sentir? Pois é. Foi algo incrível. Ainda mais acompanhadas por uma Coca-Cola com puro gelo. Meravigliose!

Foi dito que a autora desse livro, bem como Julia Roberts, engordaram 10 kg durante a visita à Italia. Não duvido. Eu, aqui, a milhares de quilômetros e alguns oceanos aquém, apenas LENDO o relato, se for seguir minha vontade de comer pizza todas as vezes que pego o livro - nao vou engordar menos que isso. Fora que isso me lembrou o que um amigo meu italiano me falava sobre as pizzas da Italia, as quais ele dizia  nao conseguir viver sem - vejam bem, pizza é um prato italiano, os italianos deveriam ser enjoados de pizza, já que veem isso todo dia, por todos os lados, assim como o macarrão e etc... mas não! Ele me dizia que a pizza italiana e a macarronada italiana eram simplesmente incriveis! As melhores del mondo! Imagina, pra alguem que vive no meio das pizzas falar que a pizza italiana é a the best, entao por que deve ser muito boa MESMO! De repente, a minha pizza meravigliosa ficou com gosto de isopor. Deixa ele. Cáspita! =(
Mas chega de pizza. Porém continuando o assunto gastronomico, diz-se que as sorveterias de Roma vendem o melhor sorvete do mundo. E os mais diferentes também. Nada de só moranguinho, chocolatinho, floquinhos, como a gente tá acostumado por aqui, oh. Pense nos sabores mais inusitados - mel, avelã, pistache - eu nunca tomei sorvete de pistache. O que dirá italiano. Cáspita!²
E pense em caminhar por aquelas ruas mornas, correr atras dos pombos (sim, eu nao consigo pensar em Italia sem pensar na Praça de Sao Pedro lotaaaaaaada de pombos,
que saem voando quando alguem chega perto), tomar sorvete (de pistache, claro!), comer pizza e ouvir uma música no bandolim ao cair da noite (esse mesmo amigo italiano que ficava me fazendo inveja com as pizzas, me dizia que brasileiro nao pode ouvir falar em italiano que lembra de bandolim. Eu nao falei que lembro dos pombinhos voando pra ele nao ficar desapontado, tadinho...).
Dá pra notar que hoje a ragazza aqui está em clima de Italia mia, né? Até me lembrei que preciso aperfeiçoar meu italiano mais um pouquinho, comer mais um cadinho de pizza, ouvir umas canzioni italiani e comer mais um tantinho de maccherone....claro, pra ir me acostumando, porque qualquer dia desses, ah, Italia mia, ai vou eu!



Baci tanti per tutti...  (muitos beijos a todos)







P.s.: ah, eu nao poderia me esquecer da trilha sonora, née?? Aí vai uma tradicional tarantella napoletana (sim, sim, da mesma regiao italiana de onde veio o famoso sorvete de 3 cores... Nápoles!)


2 comentários:

  1. amiga , eu li este livro , acho q te disse q li , ameeeeei demais , este livro é tudo , e como assim ela nao cita pizzas ? tudo o q ela fala na parte da italia é sobre comida !!! Aulas de italiano e ... comida de novo ! Aproveita a leitura ,é bem gostosa e simples e de uma riqueza incrivel ! E ainda existem pessoas que acham q o livro é de auto-ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Aaa, ela fala mto sobre comida, mas sobre pizza nem e tanto, vai... :p
    Putz, ce nao sabe como eu me vi naquele livro... to me vendo ainda, ne? Tinha partes q parecia q ela tava falando d mim... impressionante... mas tb... vc viu qual o signo dela? KKkkk...

    ;**

    ResponderExcluir