06 janeiro 2011

Bolo de caneca

Oi, blogueiros e internautas de plantão! Passado o momento de pavio baixo – que graças a Deus foi curto – estou de volta ao velho teclado. Esse tempo de chuva tem sido inimigo das minhas letras – cai água, vem frio, vem edredom, vem livro, vem preguiça... aí esse cantinho aqui acaba meio esquecido. Mas bora deixar de trololó que pra isso existe MSN e Twitter.  Eu tô aqui me achando pra caramba, dando pulinhos de felicidade, sabe por que? Sabe aquelas receitinhas de bolo de caneca, que você vê pra todos os lados, como alternativa doce para os dias de pouco tempo – ou muita preguiça? Pois é... resolvi testar uma delas, de bolo de chocolate. O tempo de preparo foi tentador – na verdade, foi um dos estímulos para que eu arriscasse meus dotes na receitinha. Fui pra cozinha, animada. Fazia tempo que eu não me aventurava com culinária. O Leo me acompanhou e tamanha a minha eletricidade pra cá e pra lá – pega ovo, põe leite, tem fermento? Cadê a farinha? – ele deitou no chão da cozinha e tirou um cochilo enquanto eu terminava. Bom, tá, misturei tudo que se mandava, coloquei na canequinha e levei ao microondas. Fiquei vigiando. Da ultima vez que arriscara algo naquele microondas, enfumacei a casa toda – o amarelão interno do forno, ora branquinho que nem leite , não me deixava mentir. E lá estou eu, observando cada segundo do preparo do meu bolinho. De repente ele cresceeu, ultrapassou a boca da caneca – ferrou, pensei. Vai derramar da caneca, lambrecar o microondas todo e eu alem de fome, vou ficar com ressaca moral de receita mal sucedida. – Mas qual nada! Não é que ele cresceu e ficou paradinho?? Até ai tudo bem... até começar um vapor no microondas que mal dava pra eu enxergar meu bolinho. Ichh. Daqui a pouco isso explode e lá vai meu dinheirinho num microondas novo. Rezando e vigiando cada segundo, ouvi o ruído estridente do microondas, avisando que estava pronto. É agora, pensei. Tirei. AAAAAAAAAAAAH, como tava LINDO! Perfeitiinho! E desenformou certinho! Pra completar, fiz uma cobertura rapidinha – essa da um cadinho mais de trabalho, mas nada que ultrapasse 1 minuto e meio. E ficou boom! Parecendo bolo de tabuleiro mesmo. Perfeito pra um dia em que eu tava meio enjoada de nuggets de frango com tomatinhos. E o melhor: rende uma porção pra dois. Claro, se você ou a outra pessoa não forem gulosos por demais.
Mas enfim, se puderem, testem! Foi uma grata surpresa! E fica ótimo!
Ai do lado, uma foto da minha magnífica criação – ou o que restou dela. Não reparem na falta de confeitos e enfeites à là livros de culinária. Da próxima vez, eu prometo caprichar na decoração. =D

Beijos doces. ;*





p.s.: eu não poderia ir sem deixar a receitinha mágica aqui, né? Hehe.


Bolo de chocolate na caneca

Ingredientes

· 1 ovo pequeno
· 4 colheres (sopa) de leite
· 3 colheres (sopa) de óleo
· 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
· 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
· 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
· 1 colher (café) de fermento em pó

Cobertura
· 2 colheres (sopa) de leite
· 1 colher (chá) de manteiga
· 1 colher (sopa) rasa de chocolate
· Granulado colorido a gosto

Modo de preparo

Coloque o ovo na caneca e bata com um garfo. Adicione o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate em pó e mexa. Incorpore a farinha de trigo e o fermento, aos poucos, na massa. Em seguida, leve ao microondas durante três minutos na potência máxima.

Cobertura
Junte todos os ingredientes e ponha no microondas por 30 segundos. Mexa pra misturar a manteiga e leve por mais 30 segundos. Pare e mexa de novo, assim até chegar ao ponto que você quer. A minha levou 1 minuto e 20 só.
J
Lembrem-se: nada de canecas de metal ou pequenas. :)

Bom apetite!

Um comentário:

  1. eu só trocaria o oleo por manteiga , fica mais molhadinho e suculento o bolo =D #ficaadica xD

    e adoreeei o fundo xD

    ResponderExcluir