31 janeiro 2013

"Mens Sana In Corpore Sano"

Faz uma semana que comecei a monitorar minha alimentação. O principal motivo foi eu estar comendo nos horários errados, as coisas erradas e em pouca quantidade. Então, resolvi colocar os pingos nos IS com o meu organismo. Baixei um aplicativo que funciona como um "nutricionista eletrônico" - te fala o que você precisa comer, de acordo com seu peso, altura e rotina. Também determina a quantidade de água que você precisa ingerir - bom pras pessoas que insistem em não beber água, apesar de tooodo mundo buzinar que precisa. E parece que quando você monitora, a coisa anda. O fato é que é preciso ter CALMA. E isso me falta.
Sim, eu confesso: quero perder uns quilinhos também. Não é prioridade, mas é o que eu espero como consequencia de monitorar a minha alimentação e comer as coisas certas. Sim, isso acontece com o tempo. Mas com uma semana, eu já queria ver resultados magníficos. Acho que não é bem por aí que a coisa anda, né?
Sabe o que tá sendo muito legal? Tô aprendendo realmente o que é comer direito. E isso não significa comer demais. Nem dieta de fome. Eu como arroz, feijão, pão, macarrão, normals. Eles  não são os vilões da dieta, ao contrário que muitos pensam. Ao contrário: você precisa terminantemente deles para gerar energia pra conseguir andar e realizar suas atividades do dia. A falta deles ocasiona mal estar, sonolencia, preguiça e mau humor daqueles!
Outra coisa importante que aprendi é que quando você vai fazer exercício, precisa fazer um lanchinho antes. E outro depois. Isso é indíspensavel para o sucesso do seu exercício. Você sabia disso? Confesse que você pensou que passar fome era o caminho mais curto pro corpo mais magro, né? Pois é, errou. Fica sem comer e seu organismo vai usar seus músculos como fonte de energia. Aê, adeus massa magra!
Bom, depois de quase um mês sem chocolates, hoje eu comi uma barra. Eu sei que quero me permitir e tals, mas bateu uma certa culpa. E eu não gosto disso. Isso me faz pensar no terror que era quando eu fazia dieta de fome. E me puxa novamente aquele sentimento ruim de tar estragando tudo.
Ao mesmo tempo me vem a lembrança dos dois meses que eu fiquei sem mastigar nada e emagreci 15 kg. Aê vem o sentimento de "eu mereço isso depois de tudo que eu passei". Droga! É só um chocolate, pow! Não vai avacalhar um plano de se alimentar direito. È por isso que eu sou  meio avessa a dietas. Acho que eu fico meio paranóica só de ouvir a palavra. Passa uma impressão de que eu não me amo como eu sou e quero me modificar, entende? Passa uma impressão que sem emagrecer não dá pra ser feliz. Por outro lado, eu percebo que não há nada demais em se comer direito - emagrecer será apenas uma consequencia - e se eu quiser emagrecer realmente? Não é um direito meu, bem como o de não emagrecer, bem como de comer meu chocolate lindo?
"Não há caloria que não possa ser queimada", já dizia um professor de ginastica por aí. Pois então - uma boa alimentação também inclui uma nutrição de bons sentimentos. O chocolate me faz bem. Quando eu estou bem, me dá mais vontade de persistir nos meus planos. E esses planos incluem meu projeto alimentar. Será mais fácil eu prosseguir nele alegre e satisfeita do que sem graça igual uma top model magrela na passarela. Pois então, quando você quer se reeducar e perder peso, não pense que uma tabela de calorias e um nutricionista resolvem o caso. Não! Passe a alimentar melhor sua mente e suas emoções que o processo será BEM mais gostoso, leve e tranquilo de se prosseguir.

Diquinhas minhas:

- exercícios físicos são essenciais - tanto pro corpo quanto pra mente. Escolha um que você goste e passe a fazer por prazer, não por obrigação.;
- varie os exercícios, para que você não enjoe. E sempre leve com você uma playlist de suas  músicas preferidas - de preferência, bem animadas!
- Alimente a mente também - filmes, livros, seriados... - eu por exemplo, assinei várias revistas diferentes, que eu a-d-o-r-o!
- doe aquela calça jeans que não te serve mais - o tempo passa, as coisas mudam, as pessoas também. Por que as roupas tem de ser as mesmas? Só pra se martirizar? Se poupe!
- preze sempre o conjunto - mente sã, corpo são. Um precisa do outro e os dois devem andar em harmonia. Um corpinho fitness com uma cabeça de cuia é simplesmente ridículo. Da mesma forma que uma mente cheia de idéias e um corpo que não acompanha não é das coisas mais agradáveis.

Bom, isso foi o que eu constatei até agora. Com certeza, você também tem suas proprias constatações e eu adquirirei novas. Mas o mais importante é não se esquecer de ser feliz. Sim. Uma pessoa feliz conquista o que ela quer. Seja um corpo enxuto ou um pote de sorvete napolitano. E sem preconceitos, por favor.

Pra ilustrar meu post, um VÍDEO  que encontrei na net por acaso e que fala exatamente sobre o que eu abordei nessa postagem.

Ah, e o aplicativo que eu estou usando se chama TECNONUTRI. Clique na palavra e você poderá baixá-lo também, caso seu celular seja Android.

Bjinhos a toooodos e até mais!!! :D

Lulu

Nenhum comentário:

Postar um comentário