27 julho 2011

Um post egoísta


 
Peraí...
antes da tua boa educação, índole e princípios te fazerem recuar e torcer o nariz para o meu post por causa do titulo, eu vou te explicar o que eu de fato quero dizer.

Primeiro, amigos, peguemos essa palavra feia, horrível, subumana, que usamos desde os primórdios da nossa boa educação até não sei mais quando:



EGOÍSTA




Dividamos, pois, prefixo e sufixalmente, a dita cuja para entender o que significa de verdade (minha professora de português ficaria orgulhosa!!! Yes!)

EGO -  personalidade de uma pessoa

- ISTA - aquele que cuida ou faz algo (lembra do dentista, violonista, acupunturista? Pois é...)

Então, juntando as duas coisas, temos o que?



Egoísta - aquele que cuida do ego




Agora, caro leitor, pergunto eu....


      O que raios há de errado nisso???




Pois é, amigos... cuidamos dos outros, nos preocupamos com os outros, somos solícitos, estamos sempre disponíveis para o ego e necessidades de todos. De todos, menos uma simples pessoa: nós mesmos. Cuidamos tanto de outros, que a gente fica aqui, com o emocional estropiado, carregado, sujo e  mal alimentado, porque aprendemos essa bendita palavra desde que somos  crianças. EGOÍSTA. Você percebe o quão fundo ela vai? Não cuide do seu ego, isso é feio. Não cuide de você, porque isso não é nobre. Como se ser nobre fosse deixar um ser humano em farrapos às vezes, como nos deixamos,  por ser "egoísmo no mau sentido" cuidar de nós. Primeiro o outro, sempre o outro. E depois? A outra. E depois a outra, e a outra e a filha da outra. E o pai da outra, o vizinho da outra... e por ai vai, em infinitos "outros", enquanto você nunca se encontra, ou, quando se encontra, está lá no finalzinho da fila, esperando alguma migalha de cuidado, alegria, felicidade, ou algo que faça bem a você. Ego, personalidade, coração, jeito de ser, alma... no final das contas, É TUDO A MESMA COISA. Ego não é algo monstruoso. É apenas o que você é. Simples.




Sabe por que eu digo isso? Porque eu mesma as vezes me encontro aqui, estropiada, chorosa, com o mundo desabando nas minhas costas, sem comer, sem beber, sem sorrir e estou sempre solicita e feliz oferecendo ajuda aos outros... poxa... por que será que eu não direciono um quarto desse cuidado e solicitude tão nobres à Luiza? Por que eu não cuido dela, zelo por ela, motivo a ela, incentivo a ela, faço ela rir, distraio-a, faço-a dormir? Por que as vezes a gente insiste em ajudar quem não quer ajuda, enquanto nós mesmos estamos precisando de um foco e um cuidado especiais, maior até do que oferecemos as vezes?




Olha, mais uma vez eu explico: isso tudo não quer dizer que você tenha que fazer de conta que so existe voce no mundo, que nao pode ajudar ninguem. Lógico, somos seres pensantes e sabemos que vivemos em sociedade, juntos, no mesmo planeta  e temos sim, que nos ajudar. Se chama solidariedade e é humano e impossível se viver sem isso.




Mas ajudar um em prejuizo de outro, não é ajudar. Ainda mais quando esse "prejuizado" é você. Ser egoísta é uma necessidade. É voce reconhecer que precisa de VOCÊ, da TUA ajuda, do TEU carinho, do TEU colo, do TEU afago, da TUA palavra amiga, do TEU empurrao, da TUA oraçao. Mais do que isso - é descobrir que ser egoísta é essencial para sua vida.







Se nada disso que eu disse entrou na sua cabeça, pense da seguinte forma: voce adora cuidar das pessoas. Você é uma pessoa . Que tal cuidar de você?







 
Tudo parte daí de dentro.Toda alegria, beleza, feiúra, tristeza, medo, ansiedade, amor, depressao,
 estado de graça...  Lembre-se sempre disso. É real. E não é EGOÍSMO nem EGOCENTRISMO ou qualquer outra palavra feia que queiram inventar pra justificar o outro em primeiro lugar. É  apenas SOBREVIVENCIA.






E VIVA LA VIDA!  \o/



 

(Escrevi isso depois de passar uma semana do caralho, de mal conseguir engolir NADA, de tomar remedios pra dormir que me deixavam bodada, cheia de olheiras, parecendo um fantasma, de ter ido parar no hospital por mal conseguir abrir a boca, tudo proveniente de ansiedade - e insistir em me preocupar excessivamente com pessoas que sequer me dizem uma letra. Perai, né? EU TO AQUI, PORRAAA!)











(Palavrões foram necessários...)


3 comentários:

  1. eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeew eu me dei conta disso faz um tempinho , a gente se preocupa tanto com os outros , pensa nos outros da moral pra quem nem thum pra gente e no final qd a gente precisa acaba sozinhas e sem amparo ...entao antes de qualquer ação qualquer coisa a melhr coisa q a gente faz eh pensar na gente e se vai fazer bem a nossa ação , eh lucro mas se eh pra fazer mal melhor nem fazer

    ResponderExcluir
  2. Bem, fico feliz que isso tenha sido constatado, e espero que isso seja implementado com sucesso! Como eu dizia pra Érica um tempo, a melhor pessoa que você conhece é você mesmo, então passe o maior tempo com ela, mime pacas, e tudo o mais... E não quero falar mais nada :P

    Melhoras aew moça, e gowgowgooowwww =***

    ResponderExcluir
  3. Eu há muito conheço essa palavra bem como seu real significado, fico feliz que você tenha postado isso aqui, pois só podemos amar bem os outros se antes fizermos isso conosco em plenitude. a velha frase faça ao outro aquilo que desejaria a você mesmo se aplica bem ao que ora descreveste, pois bem, aqui vai minha admiração e votos de uma vida feliz.

    ResponderExcluir